top of page

SOBRE O CEEJA - BELÉM

      Boas-vindas da diretora do CEEJA - BELÉM,

      O Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Luiz Octávio Pereira” – CEEJA - BELÉM disponibiliza vários atendimentos educacionais a jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental ou Médio, oportunizando Exames Permanentes ou Ensino Personalizado. Assim, o CEEJA - BELÉM, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento daqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Mantido pelo Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA, sob a Coordenação de Educação de Jovens e Adultos-CEJA, na pessoa da Professora Núlcia Azavedo.

     Ressaltando que o Ensino Personalizado é semipresencial, respeita o ritmo próprio de aprendizagem do aluno. A frequência mínima é de duas vezes por semana, proporcionando ao discente frequentar as aulas quando tiver disponibilidade em qualquer horário, uma vez que o horário é ininterrupto, ou seja, de 07h30min às 22h30min.

 

      Aproveite esta oportunidade para concluir seu curso, você tem potencial, basta acreditar.

        Esperamos você! 

        Atenciosamente, 

Miriam Augusta Oliveira e Silva

Diretora

      

Nossa história

O CEEJA - BELÉM iniciou suas atividades em 15 de março de 1981, durante a gestão do então governador do Estado Cel. Alacid da Silva Nunes, tendo como o Secretário de Educação o Prof. João Dionísio Hage. Foi institucionalizado legalmente através da Resolução de nº 166/82 – do Conselho Estadual de Educação – CEE na gestão da Professora Therezinha Moraes Gueiros.

No início, o Centro tinha como objetivo atender, de forma efetiva, adolescentes e adultos que, na idade própria, não conseguiram escolarização regular, além de dar início ou prosseguimento aos estudos, atendendo às suas características próprias e fazendo uso de uma metodologia diferenciada: a Instrução Personalizada, cujo material didático impresso foi elaborado pelos docentes. De acordo com as necessidades apresentadas pelos(as) discentes que ingressavam ou que pretendiam estudar através dessa metodologia.

O CEEJA-BELÉM verificou a necessidade de implantar outros cursos, como Alfabetização e Educação Básica, que pudessem capacitá-los à educação fundamental de 5ª a 8ª série.

A filosofia de trabalho adotada com o surgimento do Centro estava em consonância com a Lei 5.692/71, que sistematizava o ensino supletivo, de acordo com as quatros funções básicas apresentadas – a suplência, o suprimento, a aprendizagem e a qualificação. Para qualquer uma delas prescrevem-se, não apenas exames, mas cursos ou ambos.

Tal modalidade era vista não apenas como “chance renovada de escolarização”, mas como processo de educação dotada de conteúdos e métodos que atendam aos objetivos de desenvolvimento cultural, de ampliação de experiências e vivências e aquisição de habilidades.

Com a mudança da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para a 9394/96, o Ensino Supletivo foi reformulado e um novo perfil estabelecido, assim como, novas políticas públicas, subsidiando programas para minimizar aquela situação, mudando toda uma filosofia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos. O CES não ficou fora desse quadro e adotou uma filosofia baseada no compromisso político com uma educação voltada para as necessidades da população.

O Centro, também, já foi responsável pela execução, acompanhamento e avaliação do projeto de Valorização do Servidor Público, tendo como clientela os funcionários do Tribunal de Contas do Estado, do Hospital de Clínicas, do Hospital “Ophir Loyola”, da Academia da Polícia Civil do Estado – Acadepol – e das Penitenciárias de Belém.

O CEEJA é responsável pela certificação dos(as) alunos(as) concluintes dos Exames Periódicos e Permanentes em nível do Ensino Fundamental e Médio e Ensino Personalizado em nível do Ensino Fundamental e Médio, assim como, concluintes do ENEM e das Unidades de Monsenhor Azevedo e Fábrica Esperança. É responsável também em validar as disciplinas concluídas pelo Exame de Suplência.

Assim, estamos construindo um Centro cujos compromissos sociais e políticos estão bem claros para nós. Desejamos um Centro de Educação pautado em valores que expressem nossa cultura, tendo como objetivo a formação de sujeitos críticos em direção a efetivação da democracia econômica, social, cultural e política entre os cidadãos.

O Centro recebe alunos(as) de diversos bairros da capital paraense, dos municípios da região metropolitana de Belém, incluindo as ilhas, que vêm em busca da complementação de escolaridade, alunos que estão à margem do processo de ensino institucional, por não possuírem a educação básica – exigência fundamental para a continuidade dos estudos – fato que compromete o seu ingresso e a permanência no mercado de trabalho, a qual pode ser obtida por meio da 1ª e 2ª Etapa do Ensino Médio e Ensino Personalizado Fundamental e Médio oferecido por meio deste Centro.

O público alvo do CEEJA-BELÉM é representado basicamente por alunos(as) de baixa renda, com idade acima de 15 anos – a maioria atuando no mercado informal de trabalho, alunos(as) trabalhadores(as) e assalariados(as).

O Centro oferece outras possibilidades de, em tempo hábil, adquirir complementaridade de estudos por meio dos Exames Permanentes e Certificação de Exames Periódicos realizados em anos anteriores.

Assim, o CEEJA proporciona por meio da sua metodologia, a formação escolar ao cidadão favorecendo a continuidade de estudos, condições de ser inserido no mercado de trabalho, melhorar as condições de vida e resgatar sua auto-estima, exercendo, portanto, sua cidadania.

Nossa filosofia

A concepção filosófica que norteia o CEEJA baseia-se na visão de homem enquanto sujeito histórico, produto e produtor de relações econômicas, sociais, culturais e políticas que o transformam e são transformadas pelos conflitos estabelecidos entre as diferentes classes sociais. Esta compreensão, portanto, nos leva a conceber a sociedade como construção histórica em permanente processo de transformação.

A realidade social e educacional atual de nosso país requer o enfrentamento e a superação da contradição da estrutura que existe entre a declaração constitucional dos direitos sociais e a negação da prática desses direitos em termos de acesso ao conhecimento.

A dimensão humana é ao mesmo tempo de racionalidade, de afetividade, de trabalho e também, de sabedoria que transformam o homem e está em busca constante de respostas. Dentro destas especificidades a metodologia desenvolvida no CEEJA visa atender aos(as) Jovens e Adultos(as), que são desafiados(as) a integrar em suas propostas a incorporação dos saberes necessários para suprir as respostas trazidas por eles(elas) até a nossa instituição.

© 2017 por CEEJA - BELÉM. INEP 150376653.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page